.





Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

terça-feira, novembro 30, 2004

"Passaridades"



Hoje decidi colocar aqui no Caipirinhas um texto simples. Sem metáforas, sem figuras de estilo. Ou será a simplicidade uma figura de estilo metafórica...?

Um dia de manhã, ao percorrer o mesmo percurso que faço sempre que vou para a Faculdade, deparei-me com uma cena de uma simplicidade tocante...
Depois de atravessar a passadeira e de quase ter sido atropelada por um automobilista muito consciencioso (queria que eu chegasse a horas e obrigou-me a correr um bocadinho, pois então. Acho que lhe devia ficar agradecida... (ironia conta como figura de estilo?)(e aqui fica uma série de parênteses encadeados à boa maneira do Estilhaços... Pequenão, deves-me 500 euros pela publicidade)).

Bom, ia eu sendo atropelada, quando olho para o chão e vejo um pequenissimo pardal a deslocar-se para perto de uma boca de incêndio, daquelas que devem servir para os bombeiros ligarem as mangueiras para terem água para apagar os fogos...

Havia uma mancha de água no chão. Mas o pardal saltou para a corrente que prende a tampa da boca de incêndio e... Começou a beber as gotinhas que se desprendiam a ritmo regular... Fiquei embevecida com a inteligência do bicharoco... Um cérebro tão pequenito e percebeu que iria arranjar água mais fresca para saciar a sua enorme sede, de pardal...

Fiquei bem disposta para o resto do dia! É isso que importa! Deixei o pardalito ir à vida dele, que já estava atrasada (apesar do zelo do automobilista...) e passei o resto do dia com um sorriso nos lábios...

Quantas vezes por ano é que reparamos nestas pequeninas maravilhas que partilham o nosso quotidiano...?